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sábado, 14 de maio de 2011

Pesquisando teses e dissertações similares ao pensamento do meu projeto de mestrado

“Existe mediação didática por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no curso de graduação em matemática modalidade a distância? Essa mediação didática proporciona ao aluno a mediação cognitiva necessária a apropriação do saber?”

Por Djalma Gonçalves Pereira





Investigação do tema proposto e temas co-relacionados



Descritores usados nas pesquisas:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA
EaD
Ensino a Distância
AVA em EaD
Mediação Didática
Mediação Cognitiva

Ao fazer as pesquisas usei os descritores acima alternando entre plural e singular, acrescentei e retirei a sigla EaD, porém os resultados não se alteravam.


Resultados:
Eliminei dos resultados das pesquisas trabalhos que tratavam do uso comercial do AVA e procurei fugir dos estudos de caso, dado seu perfil limitador, entretanto, isso não foi possível, pois encotrei pouco material relacionado ao meu tema.


Locais pesquisados:
5221 trabalhos encontrados, sendo que depois da página 8 nenhum mais tinha haver com o tema. Selecionei 6 entre os 80 e 2 entre os 6.

5283 trabalhos encontrados, sendo que depois da página 20 nenhum mais tinha haver com o tema. Selecionei 10 entre os 200 e 1 entre os 10.

4 teses e 11 dissertações encontrados relacionadas ao tema. Selecionei 2 teses e 4 dissertações.




UM ESTUDO SOBRE QUEM É O PROFESSOR QUE SE DISPONIBILIZA PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE EAD

Por Adriana Carvalho dos Santos – PUC/SP
Mestrado em educação – dissertação SP/2008

Objeto de estudo: Quadro docente em atuação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé – UNIFEG

Questão levantada: Qual a relação que esses professores possuem com a tecnologia, seja por sua formação inicial (graduação) ou pela capacidade de uso dessas tecnologias, e como se apresentam diante do desafio de se capacitarem para atuar no EaD.

Objetivo: Investigar as características dos professores interessados em atuar na EaD.

Metodologia: Investigação como parte da capacitação profissional para desenvolvimento do material didático para EaD e tutoria, com um grupo de 18 professores de diversas áreas de atuação.

Tipo de pesquisa: Qualitativa.

Resultado: Foi possível detectar algumas características quanto à atuação dos professores, embora não tenha sido possível delinear com maior exatidão o perfil desses.

Análise dos dados: Levantamento.


CAPITAL SOCIAL EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Por Anita Vera Bliska – USP/SP
Mestrado em educação – dissertação SP/2007

Objeto de estudo:

Questão levantada: A geração de conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem está relacionada à alfabetização digital e à conseqüente utilização dos ambientes virtuais pelos participantes da comunidade em estudo.

Objetivo: Propor um instrumento de medição de desempenho em comunidades virtuais de aprendizagem (CAV).

Metodologia: Análise etnográfica do ambiente de estudo.

Tipo de pesquisa: Qualitativa.

Resultado: Não informado no resumo.

Análise dos dados: Etnográfica.




INFORMAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO (AVA)

Por Lorena Tavares de Paula – UFMG/MG
Mestrado em educação – dissertação MG/2009

Objeto de estudo: Compreender as interações informacionais entre professores e alunos nos AVA’s.

Questão levantada: Compreender as relações informacinais dos professores e alunos nos AVA’s pode favorecer a organização da informação em tais ambientes?

Objetivo: Situar a possibilidade de consolidação de um modelo de problematizar os elementos que estruturam os AVA’s.

Metodologia: Estudo de caso.

Tipo de pesquisa: Qualitativa e quantitativa.

Resultado: Chegou-se a proposição de um modelo de AVA orientado pelos reconhecimentos das interações comunicacionais e pela perspectiva informacional oriunda dos fundamentos da organização da informação.

Análise dos dados: Levantamento.


A FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM REDE: a lógica virtual e os princípios de uma nova pedagogia

Por Elisa Maria Maçãs Fernandes de Castro Filgueiras – UNIUBE/MG
Mestrado em educação – dissertação MG/2007

Objeto de estudo: Educadores da EaD da Universidade de Uberaba situados em diversas regiões do Brasil.

Questão levantada: Quais desafios precisam ser vencidos para que os educadores vivam a cultura da educação a distância, em rede?

Objetivo: Descobrir e mostrar quais desafios precisam ser vencidos para que os educadores vivam a cultura da educação a distância, em rede, relacionados as novas lógicas de interação e de comunicação e a princípios éticos, estéticos, políticos e sociais que regem uma nova pedagogia.

Metodologia:

Tipo de pesquisa: Qualitativa.

Resultado: A prática do ensino-aprendizagem em comunidades virtuais, permitiram compreender as etapas que possibilitam realizar a formação de educadores em rede – preparação, estratégias, recursos, assuntos, abordagem – assim como os desafios didáticos – pedagógicos para que a cultura do virtual seja incorporada ao dia a dia da vida acadêmica.

Análise dos dados: Levantamento.
PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM EAD: Um estudo de caso

Por Sandra Maria Araújo – UFC e UNOPAR/BSB
Mestrado em educação – dissertação BSB/2007

Objeto de estudo: Docentes em formação.

Questão levantada: Preocupação dos gestores em investirem na qualificação de seu quadro de pessoal, tendo em vista assegurar o trabalho com mais qualidade e compromisso social.

Objetivo: Detectar os receios, as dificuldades e as expectativas dos docentes de uma determinada instituição de ensino superior em relação a implantação da EaD, com vistas a apresentação de uma proposta de capacitação pedagógica dos docentes.

Metodologia: Estudo de caso.

Tipo de pesquisa: Quanti/qualitativo

Resultado: Possibilitaram o delineamento de uma proposta a qual acredita-se que possibilitará uma melhor inserção da cultura em EaD, bem como facilitará a elaboração e implementação de projetos, mediados pelas tecnologias na instituição.

Análise dos dados: Entrevista semi estruturada.


DIDÁTICA INTERCOMUNICATIVA EM CURSOS ONLINE COLABORATIVOS

Por Adriana Clementino – USP/SP
Mestrado em educação – tese SP/2008

Objeto de estudo: Alunos de cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa.

Questão levantada: Se a didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação comunicação e interação entre participantes?

Objetivo: Comprovar que a didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação comunicação e interação entre participantes, e , desta forma, possibilita maior aprendizado.

Metodologia: Observação da prática.

Tipo de pesquisa: Qualitativo.

Resultado: A didática realizada em cursos a distância online, orientados pela abordagem colaborativa, favorece a participação comunicação e interação entre participantes, e , desta forma, possibilita maior aprendizado.

Análise dos dados:



OS NOVOS PAPÉIS DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por Leandro Alves da Silva – USP/SP
Mestrado em educação – tese SP/2009

Objeto de estudo:

Questão levantada:

Objetivo:

Metodologia:

Tipo de pesquisa:

Resultado:

Análise dos dados:



EDUCAÇÃO ONLINE: Cibercultura e pesquisa-formação na prática docente

Por Edméa Oliveira dos Santos – UFB/BA
Mestrado em educação – tese BA/2005

Objeto de estudo:

Questão levantada: A prática educacional online é um evento da cibercultura e não simplesmente uma evolução das convencionais práticas de educação a distância?

Objetivo:

Metodologia:

Tipo de pesquisa:

Resultado: Houve aprendizagem e experiências formativas pelo registro e mapeamento de diversas narrativas de formação que emergiram e foram compartilhadas nas diferentes interfaces do AVA.

Análise dos dados:




A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: Um estudo no curso de Padagogia a distância do CE/UFBVIRTUAL.01/07/2009

Por Álvaro George Rosas Albuquerque Júnior – UFC/PA
Mestrado em educação – dissertação PA/2009

Objeto de estudo: O ambiente Moodle.

Questão levantada: Se há usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem moodle, focando seus aspectos tecnológicos e pedagógicos.

Objetivo: Medir o índice de satisfação dos usuários, em relação à interface do AVA.

Metodologia:

Tipo de pesquisa: Bibliográfica, documental, questionário e entrevista.

Resultado: Todos os atributos de usabilidade estão qualificados em níveis acima da média, considerados bons.

Análise dos dados:



A PRÁTICA DOCENTE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APDENDIZAGEM: Saberes necessários ao professor-tutor na educação a distância.01/03/2009

Por Claudenice de Freitas Souza – UFC/PA
Mestrado em educação – dissertação PA/2009

Objeto de estudo: Docente.

Questão levantada: Quais os papéis que o professor-tutor assume na EaD?

Objetivo: Verificar qual é a atuação docente em ambientes virtuais de aprendizagem buscando diagnosticar quais os papéis que o professor-tutor assume na EaD.

Metodologia: Mapeamento.

Tipo de pesquisa:

Resultado: Os docentes mobilizam diversos saberes em suas práticas, categorizados como: saberes didático-pedagógicos, saberes disciplinares e saberes tecnológicos.

Análise dos dados:



NEXOS E REFLEXOS DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA MEDIATIZADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: formação de professores de ciências e matemática na Amazônia. 01/07/2009

Por France Fraiha Martins – UFP/PA
Mestrado em educação – dissertação PA/2009

Objeto de estudo: Alunos.

Questão levantada:

Objetivo: Investigar em que termos essa experiência formativa é catalizadora de reflexões docentes sobre o contexto amazônico de ensino de ciências e matemática e que outras aprendizagens resultantes dessa formação repercutem em percepções diferentes da prática docente desta párea específica no ensino fundamental.

Metodologia:

Tipo de pesquisa: Qualitativa.

Resultado: Os sujeitos revelam que ao trocarem, experimentarem e interagirem no AVA atribuíram sentido de autoconhecimento apontando indicativos para a (re) invenção de si, de constituição docente num mundo marcado pelos avanços tecnológicos e de superação no uso das tecnologias que surpreender a (trans)forma... O AVA sendo percebido pelos sujeitos como um dos recursos incorporados pela formação docente a distância, apresenta-se como oportunidade de continua formação tecida pela diversidade e como forma de aproximar-se das tecnologias educacionais frente as dificuldades na região expressas pelos próprios sujeitos.

Análise dos dados:



Quando fiz um curso de aperfeiçoamento na PUC/SP trabalhamos os aspectos instrucionistas e construcionistas do uso das tecnologias na educação, sendo assim, procurei resgatar algo a respeito para pesarmos se cabe ou não em minha reflexão.

Valente em um artigo chamado INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O computador auxiliando o processo de mudança na escola, publicado pelo NIED/UNICAMP e CED/PUCSP afimra que...
“O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico esse PE o paradigma instrucionista. Alguém implementa no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de tutorial, exercício-e-prática ou jogo. Além disso, esses sistemas podem fazer perguntas e receber respostas no sentido de verificar se a informação foi retida. Essas características são bastantes desejadas em um sistema de ensino instrucionista já que a tarefa de administrar o processo de ensino pode ser executada pelo computador, livrando o professor da tarefa de correção de provas e exercícios.
Embora, nesse caso o paradigma pedagógico ainda seja o instrucionista, esse uso do computador tem sido caracrerizado, erroneamente, como construtivista, no sentido piagetiano, ou seja, para propiciar a construção do conhecimento na “cabeça” do aluno. Como se o conhecimento fosse construído por meio de tijolos (informações) que devem ser justapostos e sobrepostos na construção de uma parede.”

Para o construcionismo Valente afirma que...
“Quando o aluno interage com o computador passando informação para a máquina se estabelece um ciclo – descrição – execução – reflexão – depuração – descrição – que é o propulsor do processo de construção do conheciemento...”

2 comentários:

  1. Olá
    Percebi que vc citou minha dissertação no seu blog, fico muito honrada. Só uma resalva, meu mestrado foi em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação da UFMG.

    Abraço e boa sorte nas suas pesquisas, se eu puder ajudar de alguma forma, sinta-se a vontade para entrar em contato comigo, meu e-mail: lorena.ltp@gmail.com.

    Lorena Tavares

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  2. Djalma,
    Essa dissertação minha foi feita no Centro de Educação/UFPB. Me chamo Álvaro George Rosas de Albuquerque Júnior.
    Boa sorte em seus estudos.
    e-mail: alvaroeorge@hotmail.com

    Att

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